ciança mexendo no computador

Aprender a programar: desenvolvendo o raciocínio lógico

Educadores e pais no mundo todo estão falando cada vez mais sobre como a programação pode ajudar as crianças a desenvolver habilidades de matemática e lógica, além de tornar o aprendizado muito mais interessante. No Reino Unido a programação já faz parte do currículo escolar e no Estados Unidos o presidente Obama participou de vídeos defendendo os benefícios de aprender a programar na infância e adolescência. Veja o que é programação e entenda porque ela é tão importante.

Benefícios de aprender a programar

Muita gente pensa que esse incentivo ao aprendizado da programação se deve apenas ao aumento da demanda destes profissionais no mercado de trabalho.

Realmente, em um mundo cada vez mais tecnológico, os profissionais que não apenas entendam de tecnologia, mas que sejam capazes de criá-la, estão se tornando indispensáveis em .todas as áreas.

A produção industrial está cada vez mais robotizada. A fábrica da Siemens na Alemanha tem 75% da produção feita por robôs e a tendência é a utilização cada vez maior de robôs nas fábricas. Isso gera a necessidade de trabalhadores diferenciados, que sejam capazes de controlar máquinas inteligentes e programá-las.

Seja na indústria, ciência, comércio ou gestão, a tecnologia está cada vez mais presente na rotina das pessoas e é preciso se familiarizar com ela.  Veja aqui 8 qualidades do profissional do futuro.

Porém há outras vantagens em aprender a programar na infância e adolescência. Uma delas é o desenvolvimento do pensamento lógico e matemático. Desenvolver a lógica da programação ajuda na capacidade de raciocínio e pode ajudar no desempenho escolar. As crianças aprendem de maneira divertida, utilizando elementos do seu próprio mundo como jogos e robôs, tornando o aprendizado dinâmico e eficiente.

Não é preciso ser um gênio para aprender a programar, é preciso dedicação e um bom método de ensino. Inclusive, essa pode ser uma ferramenta útil para crianças com dificuldades ou desinteresse nas ciências exatas, pois aplica de forma prática os conhecimentos, dando sentido à aprendizagem.

banner minicurso scratch

Opinião dos educadores

O ensino de programação para crianças está sendo objeto de estudo de educadores, que defendem os benefícios do ensino que está tornando as crianças mais preparadas para o futuro.

Michelle Lagos, professora de Ciência da Computação na Escola Americana em Honduras, observa: “Um dos benefícios curriculares transversais mais comuns da programação é que as crianças conseguem aprender habilidades matemáticas com muito mais facilidade.”

Michelle ainda afirma que quando as crianças precisam trabalhar com contas um pouco mais difíceis, com a ajuda da programação, a tarefa se torna mais fácil. O que elas fazem é simplesmente visualizar a equação e pensar na melhor maneira de resolvê-la, um conceito aprendido na programação, onde você se depara com um problema e deve encontrar a solução para ele. Assim, habilidades de resolução de problemas também são adquiridas com a programação.

Conforme crescem e são inseridas em atividades mais complexas, as crianças também conseguem desenvolver o senso de lógica com a programação através de métodos precisos e formais de pensamento, abstração, lógica booleana, teoria dos números e teoria dos conjuntos. Todos esses conhecimentos permitem resolver os problemas de maneira eficiente.

Aprender a programar ajuda as crianças a entender conceitos abstratos

Conceitos abstratos de matemática podem ser um grande desafio para algumas crianças. Pais, professores e especialistas em tecnologia encontram na programação uma ótima forma de melhorar a visualização desses conceitos.

Um dos conceitos abstratos que a programação ajuda a visualizar é o de casas decimais. Ao estudar esse conceito, as crianças experimentam uma emocionante sensação de surpresa ao observarem como mover um bloco decimal no código pode afetar o comportamento de um determinado objeto na tela.

A programação permite que as crianças explorem as aplicações de conceitos matemáticos no mundo real. Fazer um drone sair do chão, controlar pequenos robôs ou criar um aplicativo são maneiras de aplicar conceitos matemáticos no mundo real, o que torna o aprendizado muito mais simples e interessante.

O pensamento computacional da programação envolve lógica, organização e análise de dados, além de exigir a capacidade de quebrar um problema em partes menores e mais administráveis. Grande parte disso também é necessário na resolução de problemas de matemática.

Aprender a programar torna o aprendizado de matemática e lógica muito mais divertido

Quando uma criança começa aprender a programar, ela se torna capaz de identificar atributos e agrupamentos de variáveis, desenvolver lógica condicional e funções algorítmicas e até calcular ângulos dentro de formas geométricas.

Acima de tudo, as crianças se tornam capazes de articular hipóteses para resolver problemas, aplicar ideias e lidar com experimentação de tentativa e erro, estratégias necessárias em qualquer campo de atuação, e tudo isso de forma lúdica e divertida.

Oferecer a uma criança a oportunidade de aprender programação pode fazer com que ela construa a ideia de que o pensamento matemático e lógico pode ser algo muito legal. Ela só tem a ganhar!

Entendeu os benefícios de aprender a programar? Agora veja como a programação pode te ajudar a mudar o mundo!


Similar Posts