tecnologia teleinfope

Programação: aprender a programar vai te fazer mudar o mundo

Muita gente já defende que aprender programação deveria ser função de todos. Mas é difícil sustentar isso, já que os programadores são vistos pelas pessoas comuns como uma espécie de magos dos computadores. Mesmo reconhecendo seu talento e inteligência, pouca gente é capaz de entender o que eles fazem.

Sua profissão é meio parecida com a dos músicos: trabalham criando coisas que não se podem pegar.

Neste texto vamos te mostrar, através dos feitos de alguns programadores famosos, como a programação revoluciona o mundo o tempo todo. Leia até o fim e saiba quanta coisa legal a programação já tornou possível!

banner curso criacao de python

Margaret Hamilton: a mulher que levou o Homem à lua

Hamilton

Com certeza você já sabe que o primeiro homem a pisar na lua foi Louis Armstrong. O que você não sabe é que quem colocou ele lá foi uma mulher. Margaret Hamilton foi a responsável, em 1969, pelo software da nave Apollo 11, que pousou na lua com os três astronautas.

Durante uma pane nos computadores da NASA, Margaret teve que convencer vários técnicos a continuar com a missão. Ela havia projetado o software para criar uma lista de prioridades. Assim, o computador elegeu o pouso da nave na Lua como sua maior prioridade, e tudo correu como o esperado.

Gennady Korotkevich: a criança prodígio

-1x-1

Se você achou difícil entender o nome, espere até saber o que ele faz. Gena, como é conhecido pelos colegas, começou no mundo da programação com 11 anos e aos 14 já havia sido campeão de várias competições de programação (sim, elas existem).

O que podemos aprender com ele é que num mundo em que as crianças estão a cada dia mais interessadas pela informática e por games, a profissão de programador costuma ser um sonho de infância em muitos casos. Preste atenção no seu filho: quem sabe ele já não está revelando talento pra coisa?

Jogos educativos: aprender jogando

E por falar em crianças e games, os programadores de jogos estão revolucionando o mundo através da educação!

Esqueça aquela visão de que os videogames atrapalham o aprendizado das crianças. Já tem um bom tempo que os educadores estão sugerindo que os professores usem games educativos em sala de aula. E esses games, quanto mais tecnológicos, mais educativos e divertidos ficam!

Grace Hopper: computadores falando uma língua mais “humana” 

GraceHopperLRG

Grace já é a segunda mulher dessa lista.

E tem gente que acha que programação não é coisa para meninas hein!

Trabalhando para a Marinha dos Estado Unidos, Grace sentiu a necessidade de que as linguagens de programação (conjuntos de códigos que os programadores usam para fazer o computador entender o que eles querem) precisavam ser mais facilmente compreendidas pelas pessoas.

Com isso em mente, ela criou o COBOL, uma linguagem de programação que revolucionou o mundo dos computadores, facilitando a tarefa de programar e tornando a evolução tecnológica muito mais rápida daí por diante.

Uma curiosidade é que dizem que foi ela quem criou a gíria “bug”. Ao ver um computador com problema, Grace não descansou até descobrir a causa: um inseto (bug, em inglês) havia caído lá dentro e danificado o seu funcionamento.

De hoje em diante, toda vez que der um bug no seu celular, lembre-se de Grace Hooper.

Saber programar te dá liberdade para transformar o mundo

No fundo, todas essas pessoas usaram sua capacidade de transmitir informações para um computador em benefício próprio e do mundo em que vivem. O mais importante é que a programação te coloca numa posição mais atuante no mundo.

Quer alguns exemplos? Que tal um grupo de mulheres que aprendeu a programar e desenvolveu um aplicativo para denunciar assédios em ambiente virtual? Ou programadores independentes que criaram um software gratuito para reunir informações sobre determinadas doenças e seus tratamentos?

Os programadores são profissionais apaixonados e sua profissão é cada vez mais valorizada. Talvez, possa-se até dizer que, em breve, todos vamos ter que saber um pouquinho a respeito. Gostou de saber mais sobre programação? Saiba como ela ajudou nossos alunos a se desempenharem melhor na escola!

Similar Posts